Investigadora do Observatório discute populismo e autoritarismo na Europa em ciclo de debates na UERJ; confira vídeo

Isabel Ferin Cunha refletiu sobre os desafios colocados à democracia liberal na Europa diante do recrudescimento dos populismos

Investigadora e uma das fundadoras do Observatório do Populismo do Século XXI, a professora Isabel Ferin Cunha foi a convidada do Ciclo de Debates sobre Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14). 

Em sua palestra, Ferin Cunha discutiu novos desafios e velhas ameaças que pairam sobre a democracia europeia perante o crescimento de movimentos, partidos e lideranças populistas e iliberais nas últimas décadas. 

A professora antevê que as democracias na Europa, com diferentes nuances, estão numa tendência iliberal, com a crescente interferência de governantes eleitos nos sistemas judiciários, nas liberdades de imprensa e de expressão ou por meio da criação de mecanismos de cerceamento de direitos civis.

"Esta questão [a tendência ao iliberalismo em países europeus] é extremamente importante para refletirmos, na medida em que não há, neste momento, uma corrente de políticos em exercício na Europa que ponha em questão essas ameaças que estão no nosso caminho".
Isabel Ferin Cunha
Investigadora

O ciclo de palestras sobre relações internacionais é uma realização do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Confira a palestra de Isabel Ferin Cunha