Isabel Ferin Cunha refletiu sobre os desafios colocados à democracia liberal na Europa diante do recrudescimento dos populismos
Investigadora e uma das fundadoras do Observatório do Populismo do Século XXI, a professora Isabel Ferin Cunha foi a convidada do Ciclo de Debates sobre Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14).
Em sua palestra, Ferin Cunha discutiu novos desafios e velhas ameaças que pairam sobre a democracia europeia perante o crescimento de movimentos, partidos e lideranças populistas e iliberais nas últimas décadas.
A professora antevê que as democracias na Europa, com diferentes nuances, estão numa tendência iliberal, com a crescente interferência de governantes eleitos nos sistemas judiciários, nas liberdades de imprensa e de expressão ou por meio da criação de mecanismos de cerceamento de direitos civis.
O ciclo de palestras sobre relações internacionais é uma realização do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.