Membros do Observatório do Populismo do século XXI lançam livro sobre Mídia, Populismo e Corrupção

A obra aborda fenômenos globais e expõe as conexões complexas entre mídia, populismo e corrupção na contemporaneidade

 

Pesquisadores do Observatório do Populismo do século 21 publicaram, neste mês de junho, uma obra inovadora intitulada “Media, Populism and Corruption”, em parceria com o Instituto de Comunicação da NOVA de Lisboa (ICNOVA). O livro, resultado do seminário interno de mesmo nome que aconteceu em Lisboa, Portugal, em novembro de 2022, está disponível gratuitamente, somente em inglês.

O Ebook foi organizado pelas professoras Isabel Ferin Cunha, Liziane Guazina, Ana Cabrera e Carla Martins, do Observatório do Populismo, no âmbito do projeto Media, Populismo e Corrupção, financiado pelo ICNOVA. O material, composto por onze capítulos, abrange tanto aspectos teóricos quanto empíricos, concentrando-se em fenômenos ocorridos no Brasil, Espanha, Estados Unidos e Portugal, e reúne nomes de referência da literatura internacional como Gianpietro Mazzoleni e Julia Roth.

Nos diferentes capítulos, os autores empreendem uma discussão conceitual sobre a relação entre mídia e populismo, explorando uma bibliografia comum que, no entanto, gera diferentes interpretações devido às perspectivas e geografias dos fenômenos analisados. Além disso, a obra traz análises aplicadas sobre a centralidade dos atores políticos populistas e sua eficiente utilização das redes sociais e dos meios de comunicação mainstream para atrair e cativar eleitores em bolhas ideológicas.

Media, Populism and Corruption aborda ainda a relação entre populismo e questões de identidade de gênero, com ênfase nas agendas e tentativas dos partidos de extrema-direita populista em reverter conquistas e garantias associadas aos movimentos sociais que tratam dessas questões.

O Observatório do Populismo do Século 21 recomenda fortemente a leitura e o compartilhamento do livro “Media, Populism and Corruption” para pesquisadores do campo de estudo sobre mídia e política, assim como para interessados no tema. Disponível gratuitamente em inglês, a obra proporciona uma visão aprofundada e atualizada das complexas relações entre mídia, populismo e corrupção.