Seminário acontece em Lisboa, nos dias 9 e 10 de novembro de 2022, de forma híbrida; Gianpietro Mazzoleni, referência internacional no estudo do populismo, abre o evento
Começa nesta quarta-feira (9), o Seminário Internacional Media, Populismo e Corrupção, promovido no âmbito do Observatório do Populismo do Século XXI.
O evento acontece nos dias 9 e 10 de novembro, no Auditório B1, Torre B da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pode ser acompanhado, de modo virtual, pela Plataforma Zoom (Clique aqui para ter acesso à sala virtual).
Com o objetivo de integrar pesquisadores de diferentes contextos políticos para discutir as relações entre o populismo, a corrupção e os meios de comunicação, o Seminário será aberto pelo professor da Universidade de Milão Gianpietro Mazzoleni, uma das principais referências internacionais do estudo da comunicação populista.
Durante dois dias, o evento conta com quatro sessões plenárias, com pesquisadores convidados, que contemplam análises sobre as manifestações do populismo na Península Ibérica, na Europa e nas Américas, além de estudos sobre populismo e gênero; populismo, media e redes sociais; e populismo e corrupção.
Sessões plenárias
As quatro sessões plenárias recebem pesquisadores de referência internacional cujos trabalhos têm ajudado a enriquecer a literatura internacional sobre comunicação e populismos.
No dia 9, a ênfase recai sobre as manifestações dos populismos em diferentes contextos políticos. Das 11h30 às 13h00, sessão plenária Populismo: Península Ibérica recebe os investigadores Rita Figueiras (Universidade Católica de Lisboa, Portugal), Susana Salgado (Universidade de Lisboa, Portugal) e Tiago Fernandes (ISCTE, Portugal), com moderação de Estrela Serrano (ICNOVA/UNL).
Já das 14h30 às 16h00, os investigadores Richard Romancini (Universidade de São Paulo, Brasil), Giuliano Bobba (Università degli Studi di Torino, Itália), Letícia Cesarino (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) e Marisa von Bullow (Universidade de Brasília, Brasil) compõem a sessão plenária Populismo: Europa e Américas, com a moderação de Liziane Guazina (Observatório do Populismo do Século XXI/UnB).
No dia 10 novembro, as sessões plenárias discutem as diferentes interfaces do populismo, com as questões de gênero, as redes sociais e o tema da corrupção. Das 9h30 às 11h30, a sessão Populismo e Gênero recebe as investigadoras Alberta Giorgi (Università degli Studi de Bergamo, Itália), Julia Roth (Bielefeld University, Alemanha) e Carla Martins (ERC/ICNOVA, Portugal), com mediação de Ana Cabrera (Observatório do Populismo do Século XXI/UNL). A sessão integra o GT Género e Sexualidades da SOPCOM.
Na segunda sessão plenária, das 14h30 às 16h30, o tema Media, Redes Sociais, Populismo e Corrupção será discutido pelo investigador Afonso de Albuquerque (Universidade Federal Fluminense, Brasil) e pelas investigadoras Sara Pina (ULHT/UNL, Portugal), Liziane Guazina (Observatório do Populismo/Universidade de Brasília, Brasil) e Dora dos Santos Silva (ICNOVA/UNL, Portugal). A moderação será de Adriana Oliveira (Escola Superior Publicidade e Marketing).
Entre as sessões plenárias, a programação é enriquecida, ainda, com mesas temáticas compostas por trabalhos enviados e aceitos pela comissão organizadora do evento.
O Observatório do Populismo do Século XXI, organizador do evento, é um projeto internacional co-gerido pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso, pelo Instituto de Comunicação e pelo Instituto de História Contemporânea, ambos da Universidade Nova de Lisboa.
Na Comissão organizadora do Seminário, estão Ana Cabrera, Bruno Araújo, Carla Martins, Isabel Ferin Cunha, Liziane Guazina, Natália Manso, Patrícia Contreiras e Ruben Caldeira).
Para saber mais, clique aqui para acessar a página oficinal do evento.