Lançada em maio de 2021, a obra integra a Coleção “Comunicação e Política” da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política
A pesquisadora Liziane Guazina, do Observatório do Populismo do Século XXI, lançou o livro Mídia e Populismo durante a 9ª edição do Congresso da Associação de Pesquisadores em Comunicação e Política, ocorrido de 24 a 28 de maio de 2021.
Publicada pela editora Zouk, a obra discute a reemergência recente do populismo e suas relações com as dinâmicas comunicativas das sociedades contemporâneas.
De acordo com a orelha do livro, escrita pelo pesquisador Bruno Araújo, a autora “oferece ao público uma introdução ao tema do populismo sob um olhar comunicacional, extrapolando a dimensão puramente política do fenômeno. Mostra como a comunicação mediática e as dinâmicas de um ecossistema de media cada vez mais híbrido se configuram como elementos-chave para a compreensão dos populismos do século XXI”.

Sinope do livro
O livro oferece uma introdução ao tema do populismo sob um olhar comunicacional, extrapolando a dimensão puramente política do fenômeno. Mostra como a comunicação mediática e as dinâmicas de um ecossistema de media cada vez mais híbrido se configuram como elementos-chave para a compreensão dos populismos do século XXI. A autora resgata as raízes históricas do fenômeno, apresentando as diferentes perspectivas da literatura internacional na compreensão do populismo, seja como discurso, estratégia de ação e mobilização ou como estilo de comunicação. Guazina encara a complexa tarefa de mapear as categorias centrais de um conceito que se encontra em permanente disputa dentro e fora dos círculos universitários e avança numa articulação fundamental entre populismo e autoritarismos, essencial para elucidar o populismo na atualidade.
O livro está disponível para compra no site da editora Zouk. Clique aqui para saber mais.