Populismo e desinformação em tempos de pós-verdade

Ano: 2019

Autor(es): Hélder Prior

Periódico(s): Anais do 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

Editora(s): Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo

Categoria(s) Temática(s): Populismo e pós-verdade

Tipo de Referência: Anais de Eventos

Palavra(s)-chave: desinformação, notícias falsas, política, populismo e redes sociais, pós-verdade

Neste ensaio, Hélder Prior analisa o populismo a partir da sua relação com a denominada política da pós-verdade. O autor traça um percurso histórico sobre o ressurgimento do  populismo e como se deu o aparecimento de políticos populistas pelo mundo. Analisa, posteriormente, como a comunicação em rede, marcada pela comunicação direta e pelo alcance das redes sociais digitais, converteu-se num campo fértil para a disseminação da retórica  populista, impulsionada por processos de desintermediação e reconfiguração dos Gatekeepers, com riscos diretos à democracia. O autor identifica a pós-verdade como uma estratégia política atrelada à proliferação de notícias falsas que contribuem para as transformações nas condições ou nos espaços onde a política ocorre. Essas transformações nos processos de  mediação da política oferecem, segundo o texto, novas oportunidades e novos riscos e até novas práticas performativas da política e dos seus atores.  

 

Clique aqui e veja a Obra completa

Como citar essa obra nas normas ABNT:
Prior, H. Populismo e desinformação em tempos de pós-verdade. SBPJor-Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil, 2019.

Como citar essa obra nas normas APA:
Prior, H. (2019, Novembro). Populismo e desinformação em tempos de pós-verdade. SBPJor-Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 17º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil.