O governo Bolsonaro e o populismo contemporâneo: um antagonismo em tela e as contradições de suas proximidades
Ano: 2020
Autor(es): Geder Luis Parzianello
Periódico(s): Autora. Revista de Arte, Mídia e Política
Editora(s): Mídia e Política (NEAMP)
Categoria(s) Temática(s): Comunicação Populista
Tipo de Referência: Artigo em Periódico
Palavra(s)-chave: Bolsonaro, comunicação populista, Ernesto Laclau, populismo e discurso
Com a obra de Ernesto Laclau como principal referência teórica, Geder Luis Parzianello este busca analisar, neste artigo, as características do Governo de Jair Bolsonaro que o aproximam e o afastam do conceito de populismo. Assumindo a noção de populismo como racional classificação tipológica de política, e não como uma ideologia, o autor reforça que sobre essa lógica, o termo não é compreendido de forma necessariamente pejorativa, diferentemente da compreensão clássica. Neste sentido, o autor busca compreender as marcas discursivas do primeiro ano do Governo Bolsonaro, e o antagonismo existente no reforço constante de aspectos como a lógica “nós versus eles”, ao mesmo tempo em que, frente à queda de sua popularidade, mostra-se incapaz de ouvir posições diversas e traduzi-las em resposta aos anseios da população. Para o autor, o discurso e a atuação política de Bolsonaro mostram-se, apenas, eventualmente populistas.
Clique aqui e veja a Obra completa
Como citar essa obra nas normas ABNT:
Parzianello, G. L. (2020). O governo Bolsonaro e o populismo contemporâneo: um antagonismo em tela e as contradições de suas proximidades. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política, 12(36), 49-64.
Como citar essa obra nas normas APA:
Parzianello, G. L. (2020). O governo Bolsonaro e o populismo contemporâneo: um antagonismo em tela e as contradições de suas proximidades. Aurora. Revista de Arte, Mídia E Política, 12(36), 49–64. https://doi.org/https://doi.org/10.23925/v12n36_dossie3