Media Populism: A Conceptual Clarification and Some Theses on its Effects

Ano: 2014

Autor(es): Benjamin Krämer

Periódico(s): Communication Theory

Editora(s): International Communication Association

Categoria(s) Temática(s): Perspectivas Teóricas do Populismo

Tipo de Referência: Artigo em Periódico

Palavra(s)-chave: nacionalismo, populismo e mídia, populismo midiático, pós-verdade

Neste artigo, Benjamin Krämer discute o conceito de populismo midiático como uma forma de entender a relação existente entre a mídia e o populismo. A fim de conceituar o termo populismo, o autor realiza uma revisão bibliográfica, discutindo aspectos centrais da ideia que interpreta o populismo como uma ideologia que suscita aspectos como nacionalismo, sentimento de pertença e unidade moral, tudo isso a partir da noção de “povo”. Destarte, analisa-se como os sentidos próprios da retórica populista na política são incorporados ou adaptados pela mídia. O artigo caracteriza, portanto, o populismo midiático, apresentando dois casos exemplares no contexto estadunidense: o jornalismo de tabloide e os programas populistas de rádio. Ao apresentar suas características, o autor descreve o populismo midiático como um exemplo de oportunismo que pode ser economicamente motivado, em razão de lógicas da comercialização da mídia, ou ainda a expressão de um alinhamento político. Por fim, o artigo analisa os efeitos do populismo midiático e como, a exemplo, ele atua acirrando no público uma preferência por meios de comunicação que compartilham ações com as quais determinado grupo se identifica, ou ainda contribui para a naturalização de categorias como a banalização do nacionalismo. 

 

Clique aqui e veja a Obra completa

Como citar essa obra nas normas ABNT:
KRÄMER, Benjamin. Media Populism: a conceptual clarification and some theses on its effects. Communication Theory, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 42-60, 16 jan. 2014. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1111/comt.12029.

Como citar essa obra nas normas APA:
Krämer, B. (2014). Media Populism: A Conceptual Clarification and Some Theses on its Effects. Communication Theory, 24(1), 42–60. https://doi.org/10.1111/comt.12029