O artigo introduz uma coletânea de pesquisas em torno da conexão entre populismo e gênero, mencionando uma série de campos de investigação que têm sido desenvolvidos sustentados nessa relação e que as autoras consideram como pioneiros e cruciais. Elas argumentam que o aspecto ainda é pouco estudado e que a pesquisa convencional raramente aborda a temática de gênero como um atributo central para a adesão populista – reduzindo-a a motivações econômicas, nacionalistas ou culturais e na valorização de princípios patriarcais – e apesar do discurso anti-gênero e de sexualidade ser muito constante na retórica política populista de direita, em expansão no cenário internacional. Nesse sentido, o trabalho realiza a sustentação de uma noção de um complexo populista capaz de relacionar as diferentes narrativas de gênero a campos diversos de investigação como estratificação social, raça, etnia, classe e religião, além de aspectos emocionais. As autoras também defendem que esse novo populismo se vale da dimensão de gênero como uma metalinguagem para negociar diferentes condições de igualdade e poder nas lutas atuais por hegemonia. E finalizam com a defesa que a oferta populista – baseada na exclusão – pode ser combatida por afetos inclusivos, sustentados na defesa da diversidade.
Right-Wing Populism and Gender: a preliminary cartography of an emergent field of research
Como citar essa obra nas normas ABNT:
DIETZE, Gabriele; ROTH, Julia. Right-Wing Populism and Gender: a preliminary cartography of an emergent field of research. Right-Wing Populism And Gender, [S.L.], p. 7-22, 31 dez. 2020. Transcript Verlag.
Como citar essa obra nas normas APA:
Dietze, G., & Roth, J. (2020). Right-Wing Populism and Gender: A Preliminary Cartography of an Emergent Field of Research. Right-Wing Populism and Gender, 7–22.