Em nome do povo: o populismo e novo ecossistema mediático

Ano: 2019

Autor(es): Hélder Prior

Editor(es)/Organizador(es): João Figueira, Sílvio Santos

Livro: As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade: Manipulação, Polarização, Filter Bubbles

Editora(s): Imprensa da Universidade de Coimbra

Categoria(s) Temática(s): Populismo e Mídias Sociais, Populismo e pós-verdade

Tipo de Referência: Capítulo de livro

Palavra(s)-chave: desinformação, discurso político, jornalismo, populismo e mídias sociais, pós-verdade

Este capítulo de livro, da autoria Hélder Prior, adota um registro ensaístico, para relacionar o fenômeno do populismo com as características do novo ecossistema mediático, marcado pela presença dos media sociais e tangenciado pela pós-verdade. Dividido em seis partes, o texto apresenta, já na Introdução, o conceito de populismo, considerado difuso. Na parte II, As raízes do populismo: o populismo clássico, desenvolve-se um percurso histórico, das origens do populismo clássico até o seu ressurgimento na Europa. Na parte III, Media e populismo, discute-se como a retórica populista ecoa na imprensa a partir dos discursos e enquadramentos construídos na cobertura da política. Na parte IV, Desintermediação e comunicação direta: a crise dos gatekeeepers, mostra-se como a comunicação em rede rompeu com o paradigma tradicional do gatekeeper, possibilitando que líderes populistas pudessem chegar às pessoas sem a mediação dos meios de comunicação. A discussão segue na parte V, Social media e populismo digital, enfatizando-se como blogues, redes sociais e dispositivos móveis se tornam objeto de desejo de movimentos populistas, que os exploram para passarem a sua mensagem. Na parte VI, O populismo e a relação com a pós-verdade, o texto destaca que ressurgimento do populismo expõe uma nova relação da política com a ideia de verdade. Apesar de ser um texto teórico, recorre-se a exemplos da atualidade, desde o Brexit até as eleições de Trump e Bolsonaro como casos que ajudam o leitor a perceber os argumentos com mais clareza. Trata-se de um contributo para a construção de referenciais teóricos com vista à compreensão do populismo relacionado à ação dos media.

Clique aqui e veja a Obra completa

Como citar essa obra nas normas ABNT:
PRIOR, Hélder. Em nome do povo: o populismo e novo ecossistema mediático. In: FIGUEIRA, João; SANTOS, Sílvio (ed.). As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 123-145.

Como citar essa obra nas normas APA:
Prior, H. (2019). On behalf of the people: the populism and the new media ecosystem. As Fake News E a Nova Ordem (Des)Informativa Na Era Da Pós-Verdade, 123–145. https://doi.org/10.14195/978-989-26-1778-7_8