A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros

Autor(es): Débora Messenberg

Categoria(s) Temática(s): Populismo e Movimentos Políticos

Tipo de Referência: Outro

Palavra(s)-chave: antipetismo, direita, impeachment de Dilma Rousseff, movimentos, protestos

A partir do conceito weberiano de cosmovisão, a autora busca reconstruir o ideário, certas formas de expressão e as pautas defendidas pelos formadores de opinião que participaram das convocatórias para as manifestações antipetistas de 2015, cuja principal demanda era o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Em sua abordagem, Messenberg pretende relacionar os discursos destes “influenciadores” aos valores que eles dizem defender, suas concepções da história e filosofias de vida. Nesse percurso, foca a análise em quatro “atores sociais” distintos: movimentos sociais (MBL, Vem pra rua e Revoltados Online), seus respectivos líderes (Kataguiri, Fernando Holiday, Rogério Chequer, Marcello Reis e Beatriz Kicis), jornalistas (Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, Raquel Scheherazade, Felipe Moura e Rodrigo Constantino) e, por fim, dois deputados federais, Jair Bolsonaro e Feliciano. O método foi o processamento computacional de postagens em redes sociais destes atores, donde extraiu “palavras-chave” que norteiam seus argumentos, bem como a análise breve da biografia de cada um dos analisados. Os resultados não surpreendem: com alguma variação de tom, todos propagam imaginários reacionários, não raramente de modo autoritário, preconceituoso e protofascista, sob o pretexto de zelar pela “família” e a “moral cristã”. 

 

Clique aqui e veja a Obra completa

Como citar essa obra nas normas ABNT:
MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Sociedade e Estado, [S.L.], v. 32, n. 3, p. 621-648, dez. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004.

Como citar essa obra nas normas APA:
Messenberg, D. (2017). A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Sociedade E Estado, 32(3), 621–648. https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004