Bolsonaro and Brazil’s Illiberal Backlash

Ano: 2019

Autor(es): Timothy J. Power, Wendy Hunter

Periódico(s): Journal Of Democracy

Editora(s): Johns Hopkins University Press

Categoria(s) Temática(s): Populismo Autoritário, Populismo de extrema-direita, Populismo e Democracia

Tipo de Referência: Artigo em Periódico

Palavra(s)-chave: crise política, democracia, iliberalismo, Jair Bolsonaro, retrocesso político

O artigo contextualiza o cenário político que levou à vitória de Jair Bolsonaro para Presidente do Brasil em 2018. Apesar de o tema do populismo ser mencionado de forma breve no texto, o conjunto de elementos discutidos pelos autores ajudam a compreender a emergência de um político populista de extrema-direita no cenário brasileiro contemporâneo. Para tanto, os autores discorrem sobre a crise multidimensional que propiciou as condições para a vitória eleitoral de Bolsonaro. Destacam, entre elas, as mudanças institucionais, como a perda de força dos partidos tradicionais, especialmente do Partido dos Trabalhadores após as acusações de corrupção e julgamentos da Lava-Jato, o crescimento das igrejas neopentecostais como atores políticos relevantes, apoiadores fundamentais de Bolsonaro e articuladores da agenda neoconservadora, a crise econômica dos anos de Dilma Rousseff e os protestos que levaram ao impeachment da ex-presidente, que ajudaram a consolidar um clima de desconfiança nas instituições e um sentimento antipetista entre a população. 

 

Clique aqui e veja a Obra completa

Como citar essa obra nas normas ABNT:
HUNTER, Wendy; POWER, Timothy J.. Bolsonaro and Brazil's Illiberal Backlash. Journal Of Democracy, [S.L.], v. 30, n. 1, p. 68-82, 2019. Project Muse. http://dx.doi.org/10.1353/jod.2019.0005.

Como citar essa obra nas normas APA:
Hunter, W., & Power, T. J. (2019). Bolsonaro and Brazil’s Illiberal Backlash. Journal of Democracy, 30(1), 68–82. https://doi.org/10.1353/jod.2019.0005