No texto, Kurt Weyland discute o conceito de populismo nos estudos sobre a política na América Latina. Destaca-se que o populismo é um conceito confuso, dada a sua possível aplicação a uma variedade de governos, partidos, movimentos, líderes e políticas, de espectros ideológicos distintos. Diante do desafio de tratar um conceito alvo de disputas semânticas, o texto esclarece características específicas do populismo e o distingue em subtipos a partir de três estratégias: acumulação, adição e redefinição. São conceitos que, segundo o autor, contribuem para identificar e definir o populismo clássico e o neopopulismo, da mesma forma que ajudam a compreender a persona construída através dos discursos. Ressalta-se que, mesmo com diferenças e abordagens múltiplas, o populismo se destaca pela capacidade de poder trabalhar com um conjunto variado de fenômenos.
Clarifyng a Contested Concept: Populism in the Study of Latin American Politics
Como citar essa obra nas normas ABNT:
WEYLAND, Kurt. Clarifying a Contested Concept: populism in the study of latin american politics. Comparative Politics, [S.L.], v. 34, n. 1, p. 1, out. 2001. JSTOR. http://dx.doi.org/10.2307/422412.
Como citar essa obra nas normas APA:
Weyland, K. (2001). Clarifying a Contested Concept: Populism in the Study of Latin American Politics. Comparative Politics, 34(1), 1–22. https://doi.org/10.2307/422412