Pesquisadores Associados
Juliana Gagliardi
CONTATO
Juliana Gagliardi é doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é coordenadora-executiva do Laboratório de Mídia e Democracia e pesquisadora de pós-doutorado na mesma universidade. Anteriormente foi pesquisadora visitante no Departamento de comunicação da Tulane University (New Orleans) e pesquisadora de pós-doutorado no Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).
Marc Blasco Duatis
CONTATO
Marc Blasco Duatis é doutor em Ciências da Comunicação pela Universitat de Girona (UdG). Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra e graduado em Publicidade e Relações Públicas pela UdG. Professor Associado na Universidade de Girona e pesquisador do Grupo de Pesquisa Estadística, Econometria i Salut (GRECS).
Richard Romancini
CONTATO
Richard Romancini possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Desenvolve e orienta, nos últimos anos, trabalhos sobre movimentos sociais, comunicação política, e comunicação e educação.
Rita Figueiras
CONTATO
Rita Figueiras é Professora Associada da Universidade Católica Portuguesa. Doutorada em Ciências da Comunicação pela UCP. Investigadora Principal do Projeto “Social Media Surveillance and Experiences of Authoritarianism”, financiado pela Fundação para a investigação do Banco Real da Suécia. Áreas de investigação: Comunicação política, jornalismo político, datificação e poder, vigilância digital. Comentadora residente no programa Espantosa Realidade das Coisas, TSF.
João Figueira
CONTATO
João Figueira é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, onde é professor de Jornalismo e Comunicação e cujo mestrado dirigiu até dezembro de 2022. Membro integrado do CEIS20, as suas principais áreas de interesse e trabalho são: Jornalismo e democracia, História dos media e a construção de memória (nas organizações), tópicos acerca dos quais escreveu para revistas e livros publicados em Espanha, Reino Unido, Brasil e Portugal. Antes de se dedicar em exclusivo à vida académica foi jornalista durante mais de 20 anos, a maioria dos quais ao serviço do Diário de Notícias.
Adriana Lima de Oliveira
CONTATO
Adriana Lima de Oliveira é Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Doutora e Pesquisadora na modalidade de Bolsa Sanduíche (PDSE 2018) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – Brasil – CAPES. Especialista em Comunicação: Política, Educação e Cultura pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel na área de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atualmente é Professora Orientadora no MBA da USP-ESALQ. Professora Convidada na Pós-Graduação da FAU – Mackenzie e Professora da Faculdade Campo Limpo Paulista. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GRUSCCO (Subjetividade, Comunicação e Consumo), Pesquisadora no Grupo de Pesquisa BIOCON (Biopolíticas do Consumo, ESPM-SP), Pesquisadora na Cátedra Otávio Frias Filho – IEA-USP. Membro do Comitê ESPM de Direitos Humanos e da Cátedra Maria Aparecida Baccega (Comunicação, Educação e Consumo, ESPM-SP) e Consultora Autônoma na Alguma Coisa Consultoria. Co-Fundadora e Pesquisadora na Litera City Citizens & Consumers Lab. Possui experiência na docência de nível superior, com desenvolvimento e ministração de disciplinas, planejamento estratégico e participação direta na formação de profissionais. Larga produção na área, capacitação constante em temas de relevância, publicação de artigos científicos e capítulos de livros, organização de eventos, participação em bancas de defesa de Doutorado e Graduação. Possui Inglês e Espanhol Avançados.
Ana Marta M. Flores
CONTATO
Ana Marta M. Flores é doutora e mestre em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período de doutorado-sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Franciscana (UFN). Pesquisa jornalismo de moda no contexto convergente e atualmente investiga com foco nos Estudos de Tendências (Trends Studies) aplicados ao consumo no jornalismo. Participa da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), da SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), inserido no Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem CNPq. Também é pesquisadora integrada do Trends Observer e do Social Media Research Techniques (SMART) do iNOVA Media Lab (Universidade Nova de Lisboa). Profissionalmente tem experiência em impresso (jornal e revista), TV, site especializado em moda, rádio e gestão de conteúdo para redes sociais. Desde 2014 atua como docente em cursos de pós-graduação (especialização e MBA) com foco em mídias digitais.
Marcelo Alves
CONTATO
Marcelo Alves é professor do quadro principal do Departamento de Comunicação Social da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), onde leciona disciplinas na Graduação de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Coordena a Ênfase de Comunicação e Tecnologia de Estudo de Mídia da PUC-Rio. Pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI). Pesquisador do Núcleo de Tecnologia e Comunicação (NuTeC/PUC-Rio). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre pela mesma instituição. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Mídia, Tecnologia e Dados. É pesquisador associado do Laboratório de Mídia, Democracia e Instituições Políticas (Lamide/UFF) e do Grupo de Pesquisa em Política, Opinião Pública e Comunicação (Gruppocom/UFC). Pesquisa temas na interface entre comunicação, cultura digital e política, investigando problemas como plataformização, datificação, analytics, desinformação e polarização e possui diversos artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais. Publicou também o livro #vaipracuba – A gênese das redes de direita no Facebook. Recebeu o Prêmio Compós de Teses Professor Eduardo Peñuela Cañizal da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação, categoria Melhor Tese de 2020; e o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado da Categoria Humanidades da UFF.
Érica Anita Baptista
CONTATO
Érica Anita Baptista é jornalista e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio doutoral-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no INCT-DSI, no âmbito do projeto Observatório do Populismo do Século XXI. É Diretora de Comunicação da Abrapel (Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais). Trabalha com os temas: comunicação política; opinião pública; comportamento político e eleitoral; campanhas políticas e voto; pesquisas eleitorais; desinformação e fake news; corrupção e política.
Moreno Mancosu
CONTATO
Moreno Mancosu é Professor Associado da Università degli Studi di Torino e filiado ao Colegio Carlo Alberto, Itália. É Ph.D. em Sociologia e Pesquisa Social pela Università degli Studi di Trento; possui Mestrado em Sociologia e Pesquisa Social pela mesma Universidade, e graduação em Sociologia, pela Università degli Studi di Milano-Bicocca,. Atualmente, desenvolve o projeto SUSPECTS – StUdying SuPply, demand, and Endorsement of Conspiracy TheorieS in six European countries, financiado pelo Ministero della Università e della Ricerca, Italia.
Ébida Rosa dos Santos
CONTATO
Ébida Rosa dos Santos é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) com período sanduíche na Brunel University, em Londres. Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa qualidade no jornalismo, democracia, política e tecnologia. Atualmente é pós-doutoranda em comunicação pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI) no âmbito do Observatório do Populismo no Século XXI e integra o Centro de Estudos em Tecnologia e Política (CTPOL) da Universidade de Brasília. É professora de comunicação, tendo atuado em instituições como Instituto Brasiliense de Direito Público, Universidade Estácio de Sá e como substituta da Faculdade de Comunicação da UnB. Já atuou com assessoria de imprensa para órgãos públicos e privados. Atualmente, além de pesquisadora, é consultora de comunicação.