Evento ocorre no próximo dia 4 de novembro, com transmissão pelo canal do PPGCOM/UFMT no Youtube
O Observatório do Populismo do Século XXI, projeto de pesquisa interinstitucional que envolve o PPGCOM, inicia, no próximo dia 04 de novembro, às 13h (horário de Cuiabá), um Ciclo de Debates sobre Mídia e Populismo.
O evento, que acontece de maneira remota, conta com a participação da pesquisadora Isabel Ferin Cunha (ICNOVA/Universidade de Coimbra) e dos pesquisadores Ariel Goldstein (Universidad de Buenos Aires) e Silvio Waisbord (George Washington University).
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (PPGCOM/UFMT) e contará com a mediação da professora Liziane Guazina (PPGCOM/UnB, PPGCOM/UFMT).
Na ocasião, os pesquisadores discutirão a emergência recente e reconfigurada do fenômeno do populismo a partir de suas relações midiáticas em diferentes países.
De acordo com o professor do PPGCOM/UFMT, Bruno Araújo, um dos fundadores do projeto do Observatório, ao lado de Ana Cabrera, Isabel Ferin e Liziane Guazina, a ideia é estender os debates ao longo do ano de 2022, quando o país viverá um novo ciclo eleitoral para a presidência da República e os governos estaduais.
Araújo destaca a importância da discussão sobre populismo neste momento da história: “O populismo virou uma palavra da moda, muito usada, inclusive, no contexto da cobertura jornalística, ainda que de forma muito reducionista e pouco relacionada com o que o conceito efetivamente denota. O Observatório busca discutir o conceito de populismo no âmbito de iniciativas com diferentes pesquisadores e no contexto de pesquisas que, baseadas em dados empíricos e respeitadas as especificidades políticas de cada região, possam ajudar numa melhor compreensão da ideia”.
O Ciclo de Debates sobre Mídia e Populismo também marcará o lançamento oficial do site do Observatório do Populismo, projeto que pretende constituir-se como uma referência no estudo do populismo compilando, registrando e apreciando criticamente, fontes de informação e trabalhos acadêmicos sobre a temática.
Em defesa da democracia e da cidadania, o Observatório pretende mobilizar os cidadãos em geral e os pesquisadores em particular, promovendo seminários, conferências, colóquios e outras atividades de pesquisa e sensibilização cidadã.
Além do PPGCOM/UFMT, o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCOM/UnB), do Instituto de Comunicação (ICNOVA) e do Instituto de História Contemporânea (IHC), ambos da Universidade Nova de Lisboa, e do Laboratório de Mídia e Democracia do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF).